A protensão é uma técnica utilizada na construção da maioria das pontes e viadutos de concreto.
Caracteriza-se pelo emprego de elementos estruturais de concreto armado comprimidos por cordoalhas tensionadas que atravessam o interior das peças. Esse estado de tensões melhora a resistência da estrutura e seu comportamento sob diversas condições de carga, viabilizando tecnicamente projetos com vãos maiores entre pilares.
A protensão é feita com auxílio de macacos hidráulicos implantados nas extremidades das vigas. Esses equipamentos são presos nas pontas das cordoalhas para tracionar o cabo até o alongamento correspondente à força que se deseja implantar. O acionamento dos macacos hidráulicos é feito por meio de bombas hidráulicas que acionam o pistão alongando dos cabos multicoroalhas, com isto, introduzem a força de protensão de projeto necessária.
Os cabos de protensão, formados pelas multicordoalhas de aço CP190RB, são preenfiados internamente nas bainhas metálicas antes da concretagem da viga. A protensão dos cabos é realizada após verificada a resistência de projeto do concreto. As operações de protensão e os alongamentos do cabo são registrados no Boletim de Protensão fornecidos pelo Empresa de Protensão e o corte das extremidades dos cabos são liberados após análise do Engenheiro Projetista Estrutural.
Aprovadas as operações, a viga é preparada para o preenchimento das bainhas com calda de cimento, cuja função é proteger o aço dos cabos contra a corrosão e reestabelecer a aderência entre os cabos e o concreto que os envolve.